Total de visualizações de página

trasnição

A transmissão da bicicleta é o que faz todo o movimento das rodas. É composta de coroas, corrente, cassete, movimento central e pedivela.


:: Cassete

O cassete é constituído de varias engrenagens que ficam presas no cubo traseiro. Podem possuir até 11 engrenagens, sendo mais populares ter 7 a 10 engrenagens no MTB e 10 ou 11 em Speed. Uma maior quantidade de engrenagem resulta numa maior possibilidades de combinação com as coroas, que são normalmente 1, 2 ou 3. Ao multiplicar o número de engrenagens do cassete com o número de coroas, obtemos a quantidade de marchas da bicicleta. Por exemplo, uma bicicleta de 27 marchas tem 9 engrenagem atrás e 3 coras na frente: 3 x 9 = 27.

As diferenças entre os cassetes é basicamente o material usado, a quantidade de engrenagens, a quantidade de dentes dessas engrenagens e o preço. No mountain biking, os cassetes de maior faixa possuem 11 dentes na menor engrenagem e 36 na maior, enquanto em speed, são 11 na menor e 27 na maior. Quanto mais leve o cassete, mais caro ele custará, como costuma ser com todas as peças de bike.


:: Pedivela

O pedivela são os braços onde são presos os pedais e coroas da bicicleta. Podem ter diferentes comprimentos, normalmente de 165mm, até 175mm em MTB. Quanto maior o braço, maior a alavanca na pedalada, o que vai ser uma escolha de acordo com o tamanho das coroas e das características físicas do ciclista.

O pedivela deve ser compatível com o movimento central para pode funcionar e deve ter coroas compatíveis com sua furação. Outra diferença é que existem pedivelas específicos para uma, duas ou três coroas.


:: Coroas

São as engrenagens presas ao pedivela. Popularmente no mountain biking, vão de 22 a 48 dentes. A diferença principal entre elas, além do tamanho, é o peso e o material usado: aço, alumínio ou uma mistura de carbono com alumínio. É recomendado, no caso de mais de uma coroa, usar marcas e modelos compatíveis, para garantir uma troca de marchas mais precisa. Existem também modelos que ao invés de redondos, são ovais, trazendo supostos benefícios ainda não aceitos por todos.


:: Correntes

As correntes ligam as coroas aos cassetes e fazem a transferência da força da pedalada para as rodas. Possuem como diferença material e peso. Algumas delas possuem designs "vazados" para diminuição do peso. Uma diferença ainda mais importante é o uso da tecnologia power-link, onde é possível abrir a corrente sem necessitar de chaves especiais.


:: Movimento central

É o rolamento que encaixa no centro do quadro, na junção entre o tubo de selim e os dois tubos de baixo do quadro, É onde é encaixado os braços do pedivela.

Essa peça sofre diversas modificações ao longo dos anos, passando por diversos padrões. É preciso pesquisar se o movimento central que será usado na sua bike é compatível não só com o pedivela, mas também com o quadro.

Nenhum comentário:

Manutenção


MANUTENÇÂO
Olá,meu nome é wagner sou autor e criador do blog!
estou sem muito tempo para o blog mais sempre que posso publico alguma coisa relacionada com downhill...
Continue visitando nosso blog!Obrigado pela atenção
mais voltaremos em breve com muitas novidade

- Um novo mebro faz parte da equipe de webdesigner
Adenilson antonio romão

O que você quer?